Arsis Duo

Concerto/ Prémio do 2º Concurso Internacional de Música de Câmara com Guitarra de Braga (2018)

.

O Duo Arsis é um dueto de guitarras fundado em dezembro de 2016. É composto por Nuno Jesus (Portalegre) e João Robim (V. N. Famalicão), que começaram o projeto na Universidade de Évora. Ambos arrecadaram vários prémios em competições nacionais e internacionais, a título individual, e decidiram abordar o repertório notoriamente mais virtuosístico para duas guitarras, nomeadamente as obras de Joaquin Rodrigo, Mario Castelnuovo-Tedesco, Fernando Sor ou Johann Sebastian Bach.

 É também um objetivo do grupo a exploração de algumas obras menos tocadas do repertório, e foram já apresentadas composições de Oskar Sigmund, Johann Kaspar Mertz e Tiago Quintas (estreia absoluta). Está em preparação, também, repertório concertante que irá ser apresentado com orquestra.

Durante 2017 e 2018, deram-se várias apresentações públicas de norte a sul do país, e o Duo foi premiado em competições nacionais e internacionais, como o 3º Concurso Nacional de Música “Gilberta Paiva”, em Santa Maria da Feira, e o 2º Concurso Internacional de Música de Câmara com Guitarra, em Braga, tendo também sido elogiado por músicos de renome internacional como Tilman Hoppstock, Fabio Zanon e Gary Ryan.

 Integraram o ensemble requerido para a execução do ciclo “Folk Songs”, do célebre compositor Luciano Berio, adaptando a parte de harpa para duo de guitarras (várias guitarras com afinações diferentes foram utilizadas nesta performance).

É de destacar ainda a colaboração do duo em projetos interdisciplinares, nomeadamente com poesia e teatro, tocando composições originais e música improvisada com instrumentação alternativa/eletrónica. Decorreram múltiplas apresentações em saraus culturais, com declamação de textos, tendo a encenação de Paulo Alves Pereira da peça “Gladiadores”, de Alfredo Cortez, sido estreada com música ao vivo e em cena.

Em 2019, os membros constituintes do Duo Arsis irão ingressar no Mestrado especializado em Música de Câmara.