O Festival de Guitarra de Braga é um evento artístico que a partir do seu elemento de foco central, a Guitarra Clássica, instrumento tão fortemente enraizado no imaginário coletivo contemporâneo, procura trazer a Braga grandes intérpretes deste instrumento a solo ou integrado em múltiplas formações instrumentais, constituindo assim um momento relevante da oferta cultural da cidade.

A programação do festival resulta da consideração de um conjunto de opções estético-musicais visando a constituição de novos públicos num processo de construção e desenvolvimento sólido e progressivo, numa perspetiva de serviço público.

Todos os anos se procura diversificar as salas do festival no sentido de convidar o seu público a visitar os espaços da cidade de reconhecido interesse cultural e/ou patrimonial.

Para além dos concertos, a programação do festival integra ainda outras atividades tais como dois concursos internacionais de realização bianual (Música de Câmara com Guitarra e Guitarra Clássica (solo) , Conferências, Workshops, Masterclasses, Intercâmbios, etc.

Vítor Gandarela
(Direção Artística)